Seja bem vindo...

Este blog é parte de um trabalho. Logo não existe um tema definido para postagens, visto que cada aluno do grupo pode postar o que achar interessante, mas sempre postando algo relacionado às aulas ministradas em sala de aula.

Páginas

sábado, 20 de março de 2010

Idéias e Palavras Chaves

Produzir,ler ou mesmo resumir um texto vai muito além do simples fato de conhecer a língua e ter uma boa dicção para a leitura.
É comum jovens em universidades sem a menor noção de como redigir um bom texto, ou com dificuldades em leitura. Esses problemas podem prejudicar o "passar de idéias", a fim de dissiminar conhecimento.O estudo evolui junto com a leitura, junto com a escrita e para tanto torna-se necessário conhecer algumas técnicas de escrita e leitura.
Ler um texto é compreender a sua essência, entender as idéias passadas e delas tirar proveito, seja para o estudo ou mesmo para aperfeiçoar as técnicas de escrita.
A busca por entender um texto requer atenção e o conhecimento de sua temâtica. Tendo em mente esses dois passos, podemos lançar mão de duas técnicas úteis e que, se praticadas com frenquênca, melhoram e muito a habilidade de escrita e leitura.

A Palavra Chave

Exrair de um texto as palavras chaves, é importante para um resumo compreensivo do texto. A partir das palavras chaves de um texto, podemos entende-lo e até mesmo usa-las em outras produções textuais.
As palavras chave de um texto constituem o alicerce de entendimento do corpo do texto. Se repetem ao longo do texto, seja, repetidas, modificadas ou até em seus sinônimos.
Com as palavras chave pode-se montar um esquema ilustrativo do entendimento do texto,e a partir desse esquema geral um texto enxuto, apenas com suas idéias

Segue -se um exemplo:
Porque é difícil substituir o trigo
O glúten é a principal razão pela qual os produtos de panificação feitos com trigo são leves e aerados. Durante o cozimento, as bordas do glúten aprisionam água e gás carbônico( de fungos e outros agentes fermentantes) e se expandem. Para fazer produtos livres de glúten, os padeiros geralmente combinam vários tipos de farinha( além de féculas e aditivos), pois não há uma variedade única que minimize as propriedades da farinha de trigo. Essa necessidade aumenta significativamente o custo do produto resultante. Isso também explica por que os produtos livres de glúten sofrem na comparação de sabor e textura com suas contrapartidas que contem glúten.

GLÚTEN:
  • deixa o alimento leve e aerado
  • deixa o alimento com boa textura
  • deixa o custo barato
"O glúten deixa o alimento leve, aerado e com boa textura e preço acessível".

COMBINAR OUTRAS FARINHAS
  • minimiza o uso do glúten
  • aumenta o custo de produção
  • Sabor inferior ao alimento com glúten
"Combinar outras farinhas para obter uma textura ou sabor próximo ao do glúten aumenta não só qualidade,mas o custo também".

O glúten deixa o alimento leve,aerado, com boa textura preço baixo, mas com altos indices de fungos e gás carbônico. Combinar outras farinhas.


Idéia chave

Por outro lado, encontrar palavras chave em um texto maior, como um livro ou um texto de muitas páginas torna-se despendioso e nem sempre funciona bem.
Mas ter em mente que um texto sempre tenta nos passar uma idéia, pode-se então extrair essas idéias e agrupá-las em um texto menor mas que passe as mesmas idéias do texto original.
Diferente de buscar palavras chave buscar a idéias chave requer mais atenção e se possivel, um conhecimento prévio do assunto. Os livros, em geral, trazem na capa uma sinópse do conteúdo do livro. Já as reportagens trazem sua idéia exposta no título.
A idéia passada no texto pode estar em um paragráfo, uma linha ou mesmo em uma frase pequena. Juntar as idéias é um ótimo recurso para se entender e até mesmo discutir o texto abordado.




Pâmela Dias Carvalho

2 comentários: